Às vezes me pergunto, por que em pleno século XXI ainda temos tanto medo de falar sobre sexualidade com os jovens? Sejamos, professores, pais, irmãos, tios; criamos uma barreira entre o conhecimento dividido simplesmente por meros tabus que acompanharam nossa essência. O resultado são: gravidez indesejada, aborto, e infelizmente doenças sexualmente transmissíveis ( DSTs).
Métodos anticoncepcionais
São maneiras, métodos, objetos e cirurgias, usados pelas pessoas para evitar a gravidez. Alguns são indispensáveis na prevenção de DSTs.
- Métodos comportamentais: temperatura basal, muco cervical, tabela, coito interrompido, sintotérmico;
- Métodos de barreira: camisinha masculina e feminina (únicos capazes de prevenir as DSTs), diafragma, espermicidas;
- Dispositivo intra-uterino - DIU;
- métodos hormonais: pílulas e injeções;
- métodos cirúrgicos: laqueadura e vasectomia;
Cada pessoa deve escolher o método de acordo com suas necessidades e preferências juntamente com um profissional de saúde.
O Planejamento Familiar é um direito assegurado na Constituição Federal e na Lei nº 9.263 de janeiro de 1996. A unidade de saúde básica tem o dever de oferecer ações que ajudem nessas escolhas dentro da comunidade da qual faz parte. Uma forma acessível de buscar medidas preventivas, que devem ser tomadas na iniciação sexual ou mesmo antes dela.
CONHECIMENTO É A MELHOR PREVENÇÃO! Sexo seguro, evita problemas muitas vezes irreversíveis como as DSTs, algumas sem cura.
Nenhum comentário:
Postar um comentário